Se uma imagem vale mais que mil palavras, quantas valem um vídeo com Storytelling? É humano gostar de contar e ouvir histórias. São elas que nos inspiram, que nos ajudam a entender melhor nossa situação, nos distraem e também nos ensinam. Então, nada mais justo que o ato de contar histórias em um vídeo seja igualmente especial.
Diferentemente daqueles vídeos “padrão”, mais “quadrados” e que já estão saturados no mercado, os vídeos com storytelling são muito especiais. Eles contam uma história – fictícia ou verdadeira – que vai de encontro com o que o espectador sente, do outro lado da tela. Essa história pode ser dramática, pode representar uma dor, um problema… Ou alegre, emocionante, de aquecer o coração. Pode ser engraçada ou até assustadora. Tudo depende do objetivo.
Contudo, o que é padrão em todas essas histórias é a conexão. Se o vídeo não gera conexão com a audiência, então ele não vale de nada. Você pode ser o melhor produtor do planeta, mas se o seu filme não se conecta com o público do outro lado, simplesmente não há o que fazer. Isso acontece muito no cinema. Mesmo diretores, roteiristas e cinematógrafos consagrados podem errar a mão em um projeto e amargar um fracasso milionário.
Por que vale a pena investir no vídeo com Storytelling?
A sua marca precisa engajar a audiência. Não basta ter um vídeo promocional que será esquecido no dia seguinte. Ele tem de conectar, ser compartilhado e viralizar. Não importa se a marca é grande ou pequena, multinacional ou local. O trabalho tem de ser grandioso, a começar pelo roteiro.
Para ajudar, separamos algumas dicas que vão fazer a diferença!
As histórias contadas precisam gerar conexão
O Storytelling em vídeo é um processo de criação de histórias, que pode acontecer para uma animação ou para um vídeo com pessoas reais, atores ou não.
Existe o storytelling que trabalha com eventos fictícios, onde é criada uma situação, personagens e uma ambientação para fazer com que o espectador se mantenha imerso na experiência visual que você deseja proporcionar.
Funciona como um filme, que pode ser curto ou longo, e que mostra acontecimentos relacionados a personagens, que se conectam com a audiência e emocionam quem está assistindo.
Agora, quando falamos do Storytelling com histórias reais, trata-se de adaptar depoimentos e relatos para um formato onde o objetivo é causar impacto, gerar conexão e identificação.
Isso significa criar eventos fictícios no meio de uma história verdadeira? Não necessariamente! A forma como você cita alguns eventos e diz certas palavras muda tudo.
Dito isso, o Storytelling funciona através:
- De uma estrutura narrativa (normalmente a jornada do herói);
- Do uso de gatilhos mentais (palavras que causam sentimentos e emoções conscientes e inconscientes);
- Da representação visual ou imaginativa de quem está assistindo, lendo ou ouvindo.
Um vídeo de Storytelling precisa ter gatilhos poderosos
Prova Social
Trata-se de um depoimento de alguém que já adquiriu o produto ou serviço em questão. Pode ser em vídeo ou escrito. A ideia é corroborar o que você já mencionou dentro da página.
Números também são muito úteis. Dizer que, por exemplo, 2 mil pessoas já aprovaram, se inscreveram ou testaram o que você oferece é um diferencial e tanto.
Cientificidade
Dados ou pesquisas que corroboram o que você está dizendo na página. Pode utilizar prints, manchetes de jornais e até mesmo o nome de pesquisadores famosos – desde que tudo seja verdade.
Gatilho de Escassez
O gatilho da escassez é utilizado para impactar. Frases como “vagas extremamente limitadas” e um contador até o fim da oferta são exemplos bastante eficazes de como usar esse gatilho.
Gatilho de Antecipação
Gere ansiedade com a sua oferta irresistível. Gatilhos de antecipação funcionam como um teaser, sem dar muitos detalhes. Normalmente apresentados em vídeos ou em fórmulas de lançamento, os gatilhos de antecipação servem para semear o solo onde você cultivará seus leads. Eventualmente, você fará uma grande revelação, mas para isso, é preciso se cadastrar para receber informações privilegiadas.
Gatilho de Urgência
Cadastre-se agora mesmo e garanta um desconto exclusivo! Frases como essa são bem comuns e usam o gatilho de urgência para instigar o consumidor a tomar uma decisão imediata. Se direcionado ao público certo, no momento certo, é infalível.
Gatilho de Novidade
É novo, melhor, mais forte, mais potente, mais rápido. Essas palavras remetem ao lançamento de algo novo, e é justamente nesse tipo de situação que o gatilho da novidade se faz útil.